O Steel Framing tem origem a partir de outro sistema construtivo denominado Wood Framing, desenvolvido pelos colonizadores do território norte americano a fim de atender ao crescimento da população.

Entre 1810 e 1860, a população desse país se multiplicou por dez, tendo assim demanda por habitações”. Então, foi necessário recorrer a uma solução construtiva que fizesse uso dos materiais disponíveis no local (madeira) e utilizando os conceitos de praticidade, velocidade e produtividade originados na Revolução Industrial surgiu então, o sistema construtivo denominado Wood Framing.

Desta forma o sistema construtivo Wood Framing se transformou a tipologia residencial mais comum nos Estados Unidos da América naquela época.

Segundo Silva (2010), define-se o wood framing como um sistema construtivo constituído de estrutura de perfis leves de madeira maciça, que nos dias atuais, utiliza-se de chapas estruturais da madeira transformada, tipo OSB (Oriented Strand Board), como contraventamento.

No Brasil, o Steel Framing é um sistema construtivo que vem passando por um processo de aceitação e desenvolvimento no mercado nacional.

Autor: Riberto Carminatti Júnior –  Tecnobra

Leia também: