Projeto estrutural em Light Steel Frame

O projeto estrutural (cálculo estrutural) é um documento que apresenta o dimensionamento das estruturas e ligações necessárias para fabricação e montagem dos edifícios, sejam eles residências térreas, sobrados ou edifícios comerciais / industriais.

O projeto estrutural bem elaborado previne patologias como trincas, descolamento de revestimentos ou pisos e principalmente evita a movimentação ou o desmoronamento do edifício em função das intempéries e influências de vendavais ou eventuais movimentações de terra.

Por outro lado, o projeto estrutural em Light Steel Frame deve ser racional, evitando consumo de aço desnecessário, o que encarece e dificulta a execução da obra.

Processos na elaboração do projeto estrutural:

Inicialmente levantamos a partir do projeto arquitetônico, todas as variáveis que influenciam diretamente na elaboração do projeto estrutural:

  • 1 – local da obra
  • 2 – tipo de terreno
  • 3 – definição de cargas acidentais (ventos locais, chuvas, etc)

Um modelo virtual da estrutura é criado digitalmente (maquete 3d) a partir do projeto arquitetônico fornecido pelo cliente ou elaborado pelos nossos arquitetos parceiros.

O modelo é então submetido a análise de resistência mecânica, ventos, cargas (chuvas), de acordo com as normas brasileiras de engenharia mecânica e civil que orientam os projetos.

A partir desta análise são definidos os perfis utilizados nas estruturas de aço quanto aos esforços mecânicos que a estrutura poderá ser submetida: tração, compressão, flexão simples, flexão composta e ligações.

Essa análise inclui a simulação de cargas para ventos de até 160 km / hora de acordo com a localização do imóvel a ser construído.

Na sequência elabora-se o memorial de cargas da estrutura, que servirá para definir o tipo de fundação necessária para atender as exigências de cargas do imóvel.

Parte-se então para o detalhamento de toda a estrutura: painéis, contraventamentos, lajes, escadas, coberturas. Cada painel é desenhado numa unica página, com o desenho 3d que facilita sua compreensão para fabricação, evitando erros na produção.

Segue-se a necessária compatibilização dos projetos dos sistemas elétrico, hidráulico com o objetivo de identificar interferências e prever ajustes para que não ocorram suspresas na hora da montagem.

O que o cliente recebe:

Ao final do trabalho o cliente receberá um kit contendo todos os projetos e especificações detalhadas para construir sua obra no sistema Light Steel Frame.

  • 1 – Memória de cálculo
  • 2 – Plantas de fabricação de painéis (01 folha A3 por painel)
  • 3 – Detalhes de montagem (diversos cortes e vistas 3d para auxiliar na montagem)
  • 4 – Planilha com quantitativo de materiais: listas de cortes, totais por tipos de perfis (comprimento e peso)
  • 5 – Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do projeto, emitida por engenheiro mecânico / civil registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia)

Se o seu objetivo é construir mais rápido, com mais qualidade e de forma mais sustentável, econômica e racional, faça um orçamento conosco enviando seu projeto arquitetônico.

Leia também: