Hangar360 – Base I

Conceito:

A 360 Graus Construtora constrói o Hangar360, um espaço multifuncional destinado a servir como Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Base de Apoio para projetos interdisciplinares nas áreas científicas, culturais e educativas ligadas à aviação. É um local para intercâmbio e difusão do conhecimento aeronáutico especializado onde convergem estudantes, profissionais e empresas focados em criar conceitos, produtos e serviços que contribuam com uma aviação verde.

O projeto arquitetônico é do Dr. Evandro Monteiro  e o cálculo estrutural foi executado pelo Dr. Mauricio Dario, com vasta experiência em estruturas metálicas. Ambos são professores da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura (FEC) da UNICAMP.

O Hangar 360 possui uma infraestrutura versátil para suportar as diversas atividades que serão desenvolvidas no espaço. O estudo de usos e fluxos, a distribuição funcional, os aspectos de conforto e estética foram cuidadosamente planejados. Os compromissos com a eficiência energética, a qualidade ambiental e a sustentabilidade do empreendimento foram determinantes na elaboração do projeto.

O Hangar360 segue os conceitos “Green Building” desde sua concepção arquitetônica até a plena operação. Estão sendo utilizados materiais ecologicamente corretos e tecnologia de ponta. Aspectos como o conforto térmico, o aproveitamento da luz solar, a reutilização da água, o aproveitamento da água da chuva e a utilização de mão de obra local são características determinantes, que contribuem para a sustentabilidade e a melhoria de vida de seus funcionários, clientes e comunidade.

A estrutura do Hangar360 é toda em aço tubular da Vallourec & Mannesman, um material versátil, durável e reciclável, que atende plenamente a orientação sustentável do empreendimento. O teto deverá receber iluminação natural através de painéis de policarbonato. O fechamento será em  Steel Frame com placas cimentícias, e as divisórias internas serão em drywall, permitindo ajustes e modificações facilmente.

A energia elétrica será fornecida por um sistema fotovoltaico atuando junto com a rede elétrica convencional (smart grid). Tanques com 30 mil litros para armazenar água da chuva formarão um sistema de re-utilização eficiente da água.

Eficiência Energética

● energia fotovoltaica / eólica
● aproveitamento de luz natural
● iluminação artificial por LEDs

Qualidade Ambiental

● luz diurna e vistas externas na maioria dos ambientes
● grandes áreas verdes
● ventilação, conforto térmico e acústico

Sustentabilidade do Espaço

● tratamento de esgoto
● piso externo permeável onde possível

Sustentabilidade dos Materiais

● gestão de resíduos, reciclagem e descartes
● mobiliários feitos com madeira certificada

Aproveitamento da água

● aproveitamento de água da chuva
● água de reuso, utilizada na limpeza e irrigação

Galeria:

 

Conheça o site do empreendimento: www.hangar360.com.br